Resenha: Livro: DéJàvu - Rafael Vital



Livro: DéJàvu - Rafael Vital

Eu costumo começar minhas resenhas falando da capa do livro. Então, sobre a arte de DéJávu, a palavra para descreve-la é... Perfeita. 
Quem olha a capa, se sente instigado a saber sobre a história. Eu conheci o livro na Bienal de São Paulo, e tive o prazer de conhecer Rafael Vital, que me falou um pouco sobre sua obra, fiquei curiosa e resolvi ler a sinopse, e cara, ela me ganhou!
E o conteúdo não decepcionou. 
Suspense, drama, romance, ficção e muita adrenalina. Tudo isso junto, só poderia causar uma reação! Leitor focado e ansioso, do começo ao fim.
Rafael, conseguiu incluir vários personagens a trama e terminar a história com todos eles se cruzando para concluir o desfecho. 
Como protagonista principal, temos Fabrício. 
A primeira cena no livro é ele tendo uma premonição. Então, por mais que o cara pareça, simples e sem sal. Não se deixe enganar. 
"... Chegou próximo a cena, suas pupilas se dilataram e sua respiração ficou acelerada, não podia e nem queria acreditar no que estava vendo.
-Meu Deus. Não pode ser. Papai? - Fabrício indagou."

Fabrício reside em São Paulo, estuda, trabalha e vive uma vida aparentemente normal e rotineira.
O que o diferencia de todos, são os pequenos relapsos do futuro. No começo, Fabrício não dava muita importância, até que....
O mocinho se apaixona por Juliana. 
Daí você pensa. Ok. Mais um romance!
Aí eu digo. Não, não é.
O foco do livro não é o romance, e sim o desenrolar das premonições de Fabrício. Quando ele sonha que sua namorada é sequestrada, começa a corrida contra o tempo.
"Fabrício sentiu a pele dilacerar e uma dor lancinante tomou conta do seu peito. Ele começou a pensar se era aquele o fim de tudo... Será que para salvar Juliana ele teria que sacrificar a sua própria vida? Será que todos os seus sonhos deveriam ter um fim trágico? Fabrício sentiu uma angústia e uma tristeza avassaladora e pensou que jamais veria sua família, Issac e Juliana novamente. Depois do impacto de cair em cima de Juliana e posteriormente colidir com o chão. Tudo ficou escuro e Fabrício não viu mais nada."
O autor me deixou apreensiva em alguns momentos. Mas toda a ansiedade valeu a pena, pois o final é digno de ser relido. 
Quando cheguei a última página, eu pensei.... A muito tempo um livro de ficção não me prendia assim. 
A escrita do autor é objetiva e fácil de ler, esse é o marco da história. 
Sobre a personalidade dos personagens. 
Fabrício me deixou irritada em algumas partes, a calma dele me tira do sério e o grau de altruísmo me deixa indignada. Mas o personagem é extremamente encantador. Contraditório. Eu sei. Mas não se pode relevar a força de vontade de um rapaz, que foi para a cidade grande para “ser alguém” e do nada descobre que possui um dom ou maldição, que fica cada dia mais fora de controle.
Para passar por tudo o que está acontecendo Fabrício conta com a ajuda de seu amigo Isaac, que está sempre disposto a ajudar. 
Isaac é um ótimo amigo e muito fiel, fiquei querendo mais para o personagem.
Juliana, é comum. Dedicada, meiga, apaixonada e é alvo fácil para todos os momentos tensos. (Coitada!)
Sr. Agenor é uma presença constante no livro, ele gosta e admira Fabrício, e a amizade deles vai além da relação entre patrão e empregado. Sinto que Fabrício adotou Sr. Agenor como pai. 
O romance entre Isabela e Pituca, é a parte do livro que eu mais gostei (sim, sou uma romântica incurável).
"Nesse momento Pituca a interrompeu colocando o dedo indicador em sua boca e disse: 
- Calma, Isabela, você pode confiar em mim. Porque eu te amo! 
Ouvindo aquelas palavras, as lágrimas começaram a escorrer novamente pelo rosto da garota."

Enfim...
Rafael, obrigada por me deixar resenhar sua história. 
Leitores, se vocês procuram um livro que fuja dos padrões e te deixe com a adrenalina nas alturas. Indico DéJávu.
O autor está postando sua nova história no Wattpad “Sete Copas”, vou deixar o link para que vocês possam ler. Vai por mim, vale muito a pena acompanhar.



Link para compra do livro DéJávu:
Saraiva: Clique Aqui.
Livraria da travessa: Clique Aqui.
Amazon: Clique Aqui.

 Livro: DéJàvu - Rafael Vital

Link do livro Sete copas wattpad:  Clique Aqui.
livro Sete copas








2 comentários

  1. Uau, o livro parece ser maravilhoso, é exatamente o tipo de gênero que me atrai, e a resenha, ficou ótima, parabéns!
    Bjos
    Viviane Dutra
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir