Entrevista: Autora Renata R. Corrêa


Olá, amores!
Se tem algo que eu adoro fazer, é entrevista.
Descobrir mais sobre os autores é maravilhoso.
E hoje, trago um pouquinho sobre a autora Renata R. Corrêa dos livros: Contra todas as probabilidades, Amores e desamores e As coisas não são bem assim.


Autora Renata R. Corrêa


BLOG: Re,  é um prazer ter a oportunidade de saber um pouquinho mais de você. Antes de começar, quero dizer que desde que li seu livro de contos, sua escrita passou a ser uma das minhas preferidas. Espero que essa parceria dure muito tempo.
As coisas não são bem assim, é um livro para todos aqueles que precisam entender que segundas chances existem, basta acreditar.
Para escrever a história, você se inspirou em alguém ou alguma coisa?

AUTORA: Durante a minha vida perdi muitos amigos jovens de acidente de carro. E foi muito doloroso todas às vezes, não parecia justo alguém morrer tão jovem. E por mais difícil que tenha sido para os que ficaram, precisaram refazer suas vidas, continuar vivendo. Então essa foi minha maior inspiração. Queria transmitir aos leitores esperança. Queria que acreditassem que é possível recomeçar do zero, mesmo quando tudo parecer perdido, pesado demais, difícil ou até mesmo impossível.

BLOG: Todos os seus livros têm uma dose alta de amor e que romance é seu foco, nós já sabemos, mas você já tentou ou pretende escrever outro gênero?

AUTORA: Nunca tentei, mas adoro livros policiais, ao estilo Nora Roberts, talvez algum dia me aventure por aí.

BLOG: Teremos a sua presença na bienal do Rio? (Diz que siiiiiiim!)

AUTORA: Sim! Estarei lá no dia 02 de setembro, no estande da editora Pandorga, às 15h.

BLOG: Ahhhh! Vou estar lá ♡♡

BLOG: Agora... Amores e desamores (amo demais). Quando eu li os pequenos contos, posso dizer que me vi em uma ou duas histórias e, acredito que várias pessoas pensam da mesma forma. O que te levou a escrever esse livro?

AUTORA: Amores e desamores é uma coletânea de textos que escrevi ao longo de alguns anos. Alguns foram baseados em histórias que vi acontecerem, outros em coisas que vivi, e outros me vieram como um presente mesmo! Eu sonhei com alguns contos, acordei e os escrevi! Um deles é muito especial para mim, que é o “Uma vida inteira de amor”. Sonhei com aquela história e acordei super emocionada, precisava escrever aquilo!

BLOG: Ah, deixa eu matar minha curiosidade. Você tem avatar para o Henrique?

AUTORA: Acredita que não? Geralmente quando escrevo um personagem não fico imaginando uma pessoa específica, um ator por exemplo, como a maioria das autoras fazem. É muito louco, porque para mim eles são únicos! Hehehe. Depois que estão prontos eu até consigo achar alguma semelhança com alguém, mas não costumo estabelecer avatares. Deixo por conta da imaginação das leitoras!

BLOG:  Imagino que você teve alguns percalços para chegar até aqui. Conte para gente o que te fez continuar mesmo quando a vontade era desistir.

AUTORA: Ouvi tantos “nãos “ na minha vida que até perdi a conta! Ouvi muito “ah, isso é impossível”, mas querem saber, nunca fui de dar ouvido para esse tipo de comentário. Sempre batalhei por tudo que eu desejei, por todos os meus sonhos. Vim de uma cidade pequena do interior de Minas Gerais, chamada Guimarânia. A vida não era fácil, meus pais não tinham muitas condições financeiras.  E mesmo nesse cenário desfavorável eu quis ser médica. Muita gente dizia que era loucura minha, que aquilo seria impossível. Mas aos poucos as coisas foram acontecendo. Morei em casa de tios numa cidade vizinha para poder continuar os estudos, porque na época minha cidade não tinha o colegial “científico”, como era chamado na época. Depois nos mudamos para Uberlândia-MG, onde moro até hoje, e uma madrinha ajudou meus pais a pagarem um curso de inglês e uma escola para mim, incluindo o pré-vestibular, onde também consegui um bom desconto por ser uma aluna dedicada. E com muito esforço passei no vestibular depois de um ano e meio de cursinho, em terceiro lugar, para uma Universidade Federal. No fundo eu sempre soube que conseguiria. E isto é o que realmente importa: lutar pelo que sentimos que seremos capazes de alcançar, por nossos sonhos. A Literatura veio na minha vida bem antes do que a medicina. Sempre fui uma leitora voraz, não tinha dinheiro para comprar livros, mas lia os das bibliotecas e emprestados por amigos. E de tanto ler fui despertando o gosto pela escrita. Comecei escrevendo poemas na adolescência, depois contos, e somente há 3 anos escrevi meu primeiro romance, que foi o “Contra todas as probabilidades”, publicado em ebook na Amazon em novembro de 2016. Não foi nada fácil começar minha carreira de escritora. A gente recebe muitas críticas, muitos “nãos”, mas escrever é algo que simplesmente amo. Não vou parar. Não vou desistir! E aos pouquinhos vou conquistando espaço, leitores, conseguindo apresentar o meu trabalho ao mercado. Então, o que me faz continuar é a certeza de que valerá a pena. De que estou batalhando por coisas que amo e que acredito.

BLOG:Não consegui ler Contra todas as probabilidades, ainda! Mas tenho certeza que é tão bom quanto os outros. Nos conte um pouquinho sobre os motivos para escrever a história.

AUTORA: Ele foi meu primeiro romance. Escrevi bem na época daquele programa Super Star, da Globo. Eu achei muito interessante o que estava acontecendo. De repente bandas que eram totalmente desconhecidas começaram a causar um verdadeiro alvoroço, e a mulherada ficou enlouquecida! Percebi que não eram só as adolescentes que estavam empolgadas com os músicos, mas jovens e mulheres adultas também. Foi quando me veio a ideia de escrever a Ana, a protagonista. Ela seria uma mulher forte, independente, mas acabaria se apaixonando platonicamente por um músico de uma banda em ascensão. Eu quis que as pessoas acreditassem em amores improváveis. Quis mostrar que para o destino tudo é possível, principalmente em se tratando de amor.

BLOG: Como no nome do blog tem a palavra sonhos, e eu acredito que são eles que nos movem. Conte qual seu maior sonho, tanto pessoal quanto profissional.

AUTORA: Você disse tudo: somos movidos por sonhos. São eles que nos fazem acreditar e lutar por coisas às vezes absurdas. Meu maior sonho na vida profissional é ser reconhecida e ter minha carreira solidificada. Poder continuar escrevendo e levar minhas histórias cada vez para mais pessoas.
Na minha vida pessoal meu maior sonho era ser mãe. Eu tive endometriose, demorei 3 anos para engravidar, mas quando aconteceu vieram gêmeos, um casal! Tive uma séria complicação depois do parto, perdi o útero e quase morri.  Sou muito grata a Deus por ter me permitido viver. Ficar aqui para cuidar da minha família. Hoje pessoalmente sou uma mulher realizada, tenho filhos lindos, carinhosos e saudáveis e um marido amoroso que me apoia em meus projetos!

BLOG: Temos projetos novos?

AUTORA: Sim! Ainda este ano devo publicar um novo romance, o título é “Um ano sabático”. Ele conta a história de uma jovem que adoece de tanto trabalhar, desenvolvendo uma síndrome chamada Burnout, que é um esgotamento físico e psíquico, relacionado ao trabalho excessivo e desgastante. De repente nada na vida dela faz mais sentido, e quando os sonhos se tornam pesadelos, ela só enxerga uma opção que é largar tudo e recomeçar do zero. Ela abandona o trabalho, termina com o namorado, e inicia uma busca de si mesma e da felicidade perdida. É uma história que adoro e espero que vocês também gostem!

BLOG; Agora é livre, amore. Fale sobre você, sobre seus leitores, sua vida, o que quiser!

AUTORA: Quero agradecer aqui todo o carinho e apoio que tenho recebido dos meus leitores e dos blogueiros literários. Sem vocês nada disso faria sentido. É para vocês que escrevo. Desejo melhorar a cada dia como escritora, porque vocês merecem sempre o melhor. Quero cada vez mais escrever histórias que encantem, que emocionem e que tragam esperança.
Nunca desistam de seus sonhos. Eles são mesmo a força maior que nos move. Não deixem que opiniões negativas destruam suas esperanças. Com fé e perseverança as coisas vão acontecendo, podem apostar!
Beijo!
Obrigada pelo carinho, pelas perguntas, que adorei responder, e pela oportunidade. Pri e Adriana vocês são parceiras incríveis! Desejo sucesso com o blog e em seus projetos de vida pessoal e profissional. Pri, eu ainda quero ver seus livros publicados!
Obrigada a todos que leram esta entrevista, pela paciência. Espero que se sintam inspirados a lutar pelo que acreditam e desejam!

BLOG: Sua linda!
Se Deus quiser, em breve meus livros estarão lá na Amazon!!!

BLOG: Bom, muito obrigada por todas as respostas sinceras e lindas.
Espero do fundo do coração que todos os seus objetivos sejam alcançados. Você é realmente incrível!
O mundo precisa de mais pessoas com esse amor gigante que você carrega dentro do peito...
Aproveitem e confiram as resenhas dos livros:
Amores e Desamores (contos) - Clique Aqui.
As Coisas Não São Bem Assim – Clique Aqui.
Postagem sobre a Autora: Clique Aqui.


É isso.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima.

Um comentário