Resenha: #FUI - Viviane Maurey


Olá sonhadores lindos!
Tem resenha nova por aquiii...
O livro amorzinho da vez é #Fui de Viviane Maurey. Foi publicado esse ano pela GloboAlt e a autora já marcou presença na Bienal do Rio que foi mês passado.


 #FUI - Viviane Maurey



Lully garantiu sua oportunidade de viver o que quase todo o mundo quer.... 
Seu sonho americano! Yep! The American Dream.

"Mudar de país é uma grande aventura, mas o mais difícil é quando a maior mudança acontece dentro de você."

Ela vai viajar para os Estados Unidos em um intercambio de 4 meses. Com muita preparação, trabalho e estudo ela decide deixar sua vida no Brasil em hiato e se jogar nessa viagem em direção à Lake Tahoe, onde pretende fazer novos amigos, adquirir novas experiências e falar inglês.
Lully deixa seu enciumado namorado, sua faculdade de Jornalismo e sua mãe dramática no Rio de Janeiro e parte em busca daquilo que todo jovem precisa: independência.

O que sem duvidas ela estava precisando! Geralmente, o que faz qualquer um engatar num livro é a conexão com os personagens. Quando isso não acontece é necessário a existência de um plot muito interessante pra continuar, então no início eu ODIEI a Lully, me julguem...
Ela faz muitas piadas sem graça e inúmeras referências geeks, o que torna a leitura chatinha, mas isso é só no comecinho do livro, com o decorrer da história você percebe o quanto ela está crescendo e mudando. 

"Ninguém controla a vida. A gente não controla nem as nossas escolhas. É tudo ilusão."

Só a esperança de que isso algum dia posso me acontecer já me deixa entusiasmada, então imaginem como Lully se sentiu ao acordar em seu ultimo dia no Brasil antes de viajar. Ao olhar da janela e imaginar que não sentiria mais aquele calorão, a final estava indo para South Lake Tahoe, trabalhar numa estação de ski.

La ela se depara com MUITA, MUITA neve, conhece muitos outros intercambistas, que só querem saber de festa, e muitas diferenças do seu país, mas Lully sabe que com um pouquinho de perseverança ela vai conseguir se dar bem.

Fazer amizades nesse meio é bem fácil, isso é o que Lully pensa, então ela conhece várias pessoas, consegue um emprego pra se manter durante o intercambio e se deixa levar pelos momentos, curtindo as festas e as companhias, e até encontra pessoas tão nerds quanto ela como Blue e Rivero.

Entre aulas de snowboard, conversas durante o trajeto do trabalho para o chalé onde estão hospedados e saídas a noite Lully se ver numa situação capaz de lhe fazer reavaliar tudo. Inclusive seu relacionamento com Eric, que ficou no Brasil. 

As situações, por mais simples que sejam, a fazem tomar decisões que podem até mudar sua vida de forma definitiva. E ela sabia disso, sabia que o que acontecesse nesses quatro meses a transformaria.
"Aconteceu comigo, vai acontecer com você. Você vai se ver diante de uma encruzilhada de três caminhos, e vai ter que tomar uma decisão, mesmo que tenha que matar os outros dois destinos... com as próprias mãos. Essa decisão vai te tornar um assassino, você querendo ou não." 

É muito gratificante quando você se depara com o final de um livro e consegue visualizar de maneira tão clara o desenvolvimento dos personagens. Quando curtimos os momentos da vida e conseguimos absorver tudo de bom e aprender com tudo de ruim que nos acontece isso gera crescimento. E foi isso que esta viajem proporcionou à Lully, foi uma viajem de auto-descobertas regada de muita tomada de decisão.

"Saber que sou capaz de lidar com pressão, de ouvir críticas das meninas, de surpreender meu chefe... e, ao mesmo tempo perceber que sou solitária e individualista e que não faço amizades verdadeiras com tanta facilidade como achava que fazia... é de certa forma gratificante. aprendi muito comigo mesma. E ainda estou na metade da experiência."

#Fui é um livro muito leve, narrado em primeira pessoa e regado de novas experiencias, que somadas a ótima descrição da autora nos permite viajar junto com Lully e viver um pouco das suas aventuras. Eu adorei esse livro logo de cara pelo maravilhoso trabalho de edição e diagramação da GloboAlt e quando li as últimas frases pude adiciona-lo a minha lista de livros amorzinhos... ❤❤❤❤❤


 #FUI - Viviane Maurey






Sinopse
 #FUI - Viviane Maurey

Páginas: 360

Formato: 16cm x 23cm

Data de lançamento: 31/03/2017

Lully vai viajar! E não é uma viagem qualquer: ela vai passar quatro meses em um intercâmbio nos Estados Unidos e mal pode aguentar tanta ansiedade. Vai ser a primeira vez que ela vai passar tanto tempo longe de casa, ver neve e aproveitar todas as maravilhas que o País do Cheesebúrguer pode oferecer...A única parte difícil é esconder toda essa animação de seu namorado, Eric, que está compreensivelmente enciumado e nada satisfeito com o fato de a namorada ir viver tanta coisa nova longe dele.Logo nos primeiros dias em Lake Tahoe, Lully já descobre qual será sua rotina: MUITA neve no hotel onde vai morar, MUITA neve na estação de ski onde vai trabalhar e MUITA neve para gelar as cervejas das festas que os novos amigos não cansam de organizar. É tudo muito diferente da vida que levava no Brasil, mas, apesar de às vezes parecer difícil se adaptar, Lully está se dando muito bem.Mas isso é só até ela se ver obrigada a fazer uma escolha determinante para o resto de sua vida. A viagem acaba revelando o quanto suas certezas e seguranças podem ser frágeis, e que quem parte em uma grande jornada, dificilmente voltará a ser a mesma pessoa de antes...


Rede Social da Autora: Facebook
Onde Comprar: Globo Livros


Espero que desfrutem dessa leitura tanto quanto eu! 
Bye bye.

Nenhum comentário