Resenha: Amores e Desamores (contos) - Renata R. Corrêa



Oi, amores!
Resenha? Sim!
Resenha de um livro de contos magnífico, muito bem escrito e que poderia virar uma história completa! (Re, isso foi uma indireta. Hahahaha)
Bom, leitores.... Leiam Amores e Desamores, esses pequenos contos são incríveis.



Sinopse:


Nesta coletânea de 11 contos curtos, a autora narra de forma delicada, característica da sua escrita, histórias de amores que deram certo e de outros que não terminaram bem, dividindo com o leitor a angústia, o sofrimento e o medo de seus personagens, bem como seus sonhos e suas alegrias.
Encontre Aqui.




Resenha

Eu nem sei por onde começar, minha vontade é de colocar o livro todo aqui!

“ A gente se acostuma a tudo na vida, ao que é bom e ao que é ruim....” 

Vou dar voz a essa frase, porque ela é a realidade do mundo e um dos tantos ensinamentos que o livro de contos Amores e Desamores, trás.
A autora escreveu vários textos, neles ela descreve formas de amar.

Amar sozinho...

“ Mesmo sabendo que não deveria, ela fraquejou e voltou a ficar com ele, mas o garoto nunca mudou...”

Amar por dois...

“ Pobre, Catarina! Ela amava demais! E o que lhe aconteceu? Ah, isso eu não sei...”

Amor próprio... 

“ E ela seguia a vida assim: Seduzindo o mundo despretensiosamente. Ainda não tinha provado o amor, dos seus sabores e dissabores. O amargo e o mel. Era dona do seu destino e  convicta disso se contentava com a vida dessa forma”

Amar sem ser amado...

“ Ele foi embora. Ela sofreu, chorou, seu mundo desabou...”

Amar e ser amado mas não permanecer juntos (Sim! As vezes escolhas levam ao fim algo que nasceu para se belo)...

“ O namoro terminou triste assim: Entre lágrimas de amor  e afagos no cabelo, carícias no rosto e um abraço apertado que parecia não ter fim. Não pediram perdão apenas se lamentaram”

E aquele amor que todos procuram.... Amor recíproco!

“ O amor durou muitos anos, uma vida...”

Eu diria que o livro é pura poesia!
Não só por falar das várias formas de amores e desamores, mas porque a escrita da autora é tão encantadora que parece rimar. Eu me vi em cada parte das pequenas histórias, em cada decepção ou felicidade por um simples elogio. Em cada amor não correspondido ou paixões perdidas. Toda a realidade de milhares de pessoas contadas em pequenos contos.
Os 40 minutos que levei para ler todo o livro, me trouxe pensamentos para uma vida. O ser humano tem dessas, de se acomodar com o que não faz bem, pelo simples fato de carregar um medo gigante da mudança. Não se acostumem, não se acomodem, não se diminuam para caber em algum lugar. Ouse, arrisque e busque a felicidade completa, não só metade dela!
Foi tudo isso que esses pequenos pedaços de histórias me ensinaram.
VOCÊS PRECISAM LER! E além de ler, assimilem os conselhos de cada linha.
Não vou conseguir escolher só uma frase, então, vou deixar as que mais me encantaram.

“ Simples assim: o amor tinha acontecido (porque o amor é mesmo um acontecimento)

" Acredito que somos capazes de amar inúmeras vezes, não concordo com a teoria de que " só se ama uma vez" , portanto, se você já teve o coração partido por amor, quer seja por uma traição, ou por um término inesperado, ou mesmo pela morte do ser amado, acredito que seja capaz de amar novamente, e desejo que aprenda a confiar de novo e a se entregar a esse sentimento que nos move e faz a vida ter sentido"

“ Olhou-se no espelho. Ajeitou os fios despenteado com os dedos, alisou a própria face com a mão e, de repente, seus olhos brilharam. E ela sorriu para a sua imagem refletida. Um Sensação de alegria encheu-lhe a alma e um sopro de esperança percorreu seu corpo” 

“ Mas no momento em que secava as lágrimas  com as mãos. Sentia que de alguma forma seria forte o bastante para fazê-lo. Poderia demorar, mas ela se recuperaria e um dia voltaria a amar”

“ É.... Às vezes, o amor pega as pessoas de surpresa”

É isso.
Espero que tenham gostado!
Até a próxima.


Um comentário

  1. Que resenha mais linda,
    Pri! Mais uma vez me deixou emocionada! Muito obrigada pelo carinho. Você conseguiu captar tudo que eu gostaria que o livro transmitisse!

    ResponderExcluir