Resenha: Aquilo que Realmente Importa - C. Nan Bianchi

 Oi Leitores,


Me chamo Carol, tudo bem com vocês? 

Essa e a minha primeira resenha. Trago um pouquinho do livro "Aquilo que realmente importa" espero que se prendam a historia da mesma forma que eu me prendi.


Sinopse:

Vanessa Zandrine tem 24 anos e não tem tempo. Totalmente focada no trabalho e em ser uma pessoa bem-sucedida, ela, como a maioria de nós, está vivendo no piloto automático. Até que um dia, um acontecimento indesejado a faz tirar o pé do acelerador e repensar: Será mesmo que aquilo que persegue com tanta obstinação é o que a fará feliz?



Vanessa dá início à uma emocionante busca para encontrar aquilo que realmente importa e muitas mudanças, encontros especiais e pequenos presentes vão tornar essa sua jornada ainda mais memorável: a chegada de um curioso sofá, uma carta, a descoberta de uma intrigante comunidade de viajantes, o retorno do cara perfeito e as conversas com um inglês sem rosto na calada da noite. A vida de Vanessa definitivamente não está mais no automático, ela está com as rédeas nas mãos, mas nem tudo são flores nesse caminho. A felicidade reside à beira de um precipício e requer, acima de tudo, coragem para encontrá-la.
Um livro sobre viajantes, descobertas e encontro da felicidade nas pequenas coisas. Um livro sobre o amor, sobretudo o próprio.


Disponível na Amazon: Acesse Aqui






Resenha

Quando li a sinopse deste livro sabia que iria me tocar profundamente.
O livro conta a história através dos olhos da Vanessa que vive para o trabalho, tudo que ela faz se resume em conseguir o sucesso que tanto almeja. Tudo gira em torno do que ela pode fazer para chegar a ter a vida que acha que quer.
Como uma workaholic que já fui me identifiquei tanto com esse livro, me vi em vários trechos.
O foco é tão grande que ela se quer da conta que às vezes existem coisas mais importantes da vida que o trabalho, usando a  desculpa de não ter tempo, sempre deixando para depois o que deveria ser prioridade.  
Um acontecimento muda tudo, ela começa a enxergar tudo a sua volta e como ela sempre priorizou algo que só a afastou de tudo e todos.
Mesmo após o esse choque de realidade nossa protagonista tenta justificar suas atitudes, nisso entra sua amiga Natália que é aquela amiga fiel que não se importa de jogar a verdade na sua cara.
“Eles te sugam porque você é útil para que eles alcancem seus próprios objetivos, mas eles não te humanizam. Você é tipo uma máquina de resultados para eles. Eles não consideram sua vida, eles a consomem, percebe a diferença?”
O livro além de tratar o autoconhecimento e desenvolvimento da Vanessa, trata também de um tema delicado, retrata um relacionamento abusivo e como uma pessoa que passa por isso pensa, nas desculpas para continuar na naquela situação.
“Desse jeito vou acabar sozinha. E eu não quero mesmo ficar sozinha de novo. ”
Vanessa se vê presa nesse relacionamento onde existe medo constante, que não é boa ou adequada o bastante para ele, nada nesta relação a faz feliz, mais ele era tudo que ela sempre quis.  Essa é a prova que nunca podemos idealizar uma pessoa.
É lindo ver como a personagem cresce ao decorrer do livro, é libertador vê-la se livrar deste relacionamento, de ver como ela erra mais aprende com seus erros, de absorver o melhor das situações e das pessoas.
O romance não tira o foco da mensagem do livro, somente agrega, você torce por ela o tempo todo, como se ela fosse aquela sua amiga que você só deseja felicidade depois de uma fase ruim.
Fiquei tão apaixonada pelos personagens,  quem não quer uma chefe como a Isis? Ou uma vizinha como a dona Josefa?
A escrita flui de maneira leve, mesmo com um tema que nos faz olhar para dentro de nós mesmos.
O livro nos faz refletir sobre o que estamos buscando em nossas vidas, se o  que você quer é realmente o melhor, ou você está seguindo um padrão que acha certo? O quanto você está idealizado algo que não existe?
Creio que todos nós iremos passar por um momento deste na vida, ou vários deles, como a Vanessa iremos aprendendo com a vida e nossos erros.
Deixo aqui uma das partes que, mais gostei, e olha que foi difícil escolher uma frase, pois tem muitas que me marcaram, porém quero que fiquem com o conselho da Natália para a Vanessa.
“Ame-se como se merecesse, amiga, porque você merece. Só falta você perceber isso.”
A verdade e que todos merecemos.

45 comentários

  1. Gostei bastante da premissa do livro, principalmente por abordar um tema tão importante para todos, melhor ainda quando a autora não romantiza isso. Pelo visto é uma leitura bem reflexiva, ainda mais com a frase escolhida no final, ela deveria ser nosso mantra.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, devia ser nosso mantra e natural nos amarmos em primeiro lugar.
      Bjs

      Excluir
  2. olá. a capa do livro é especial, poética. eu fiquei curiosa com a temática e principalmente a parte do relacionamento abusivo. eu acho que chega uma fase da vida em que precisamos refletir sobre o que é essencial, excelente resenha e dica.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol tudo bem? Me apaixonei pelo livro, através da sua resenha deu para perceber o quanto é profundo a história, não conhecia esse livro, mas estou curiosa para saber o desfecho. Parabéns pela resenha e bem vinda ao mundo das resenhistas. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, fico feliz que tenha gostado da resenha, amei ter a oportunidade de ler ele e trazer um pouco para vocês.
      Obrigada <3

      Excluir
  4. Também me identifico muito com esse estilo workaholic! Isso é muito comum entre nós, mulheres, né? Parece que sempre nos convencemos de que o que fazemos não é o bastante e nos cobramos muito. O autoconhecimento é uma ferramenta e tanto pra sair desse ciclo destrutivo. Com ele aprendemos mais sobre o que nos faz mal e aprendemos a dizer não. Isso é um desafio para mim atualmente. Você também sente dificuldade em dizer não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Acho que por sermos mulheres sempre temos que nos provar talvez por isso sempre estamos tão focadas no trabalho.
      Também tenho muita dificuldade em diz não, to trabalhando isso já, mas como a Vanessa do livro a gente aprende aos poucos e também as vezes e mas fácil cair no que já estamos acostumados. Aprendi muito sobre eu mesma lendo esse livro.
      Já entrou para minha lista de livros para ler pelo menos uma vez por ano.

      Excluir
  5. Olá
    Gostei muito das lições que o livro traz, mas por ter caído uma história que presenciei com pessoas próximas acabei ficando muito cansada do assunto , muito desgastada de tentar ajudar alguém que não quer ajuda, então, mesmo achando um tema importante, prefiro ler outras coisas

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniela, acho que é impossível ler esse livro sempre nos identificamos ou pelo menos ver um pouco das pessoas próximas de nos mesmo.
    Espero que outras resenhas do blog te tragam livros com a temática que prefere ler.
    Obrigada por ler a minha resenha.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, amei essa resenha . Esse livro me parece ótimo e cheio de frases reflexiva. Dica anotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha.
      Olha era tanta frase que marquei quase todo o livro haha.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá
    Conheci seu blog hoje e ele é maravilhoso, talvez pela capa esse livro não me chamasse muita atenção, mas sua resenha me deixou bem interessada adorei as lições que o livro passa e as frases inspiradoras,com certeza darei uma chance a ele.
    Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, tudo aqui e feito com muito amor e carinho.
      Da uma chance mesmo, você pode ser surpreender como aconteceu comigo, quanto mais eu lia mas eu me via, o bom e que ele me agregou muito.
      Bjs ;*

      Excluir
  9. Oi Carol. É a primeira resenha que você faz, ou apenas a primeira vez que posta uma resenha? Por que ela ficou, sinceramente, muito boa.
    Gostei muito do título e da fonte que usaram para escreve-lo, mas a foto da capa não me chamou atenção.
    Depois de ler sua resenha, minha curiosidade foi despertada, e já vou coloca-lo na minha listinha (que na verdade não tem nada de "inha").
    Beijos. Sucesso. Versos da Alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, então vou confessar que resenha desta forma eu nunca tinha chegado a fazer, porém já escrevo algumas coisas, mas e a primeira vez que faço com esse objetivo, estou muito feliz com os feedbacks.
      Que bom que com a minha resenha, sua curiosidade foi despertada, por mais que a capa não tenha te atraio muito, acho que o conteúdo em si você vai gostar, quando ler me conta o que achou.
      Nossas listinhas nunca tem "inha" mesmo né.
      Bjs

      Excluir
  10. olá... parabéns pela sua primeira resenha, de muitas que ainda virão...
    com relação ao livro, apesar de tratar uma temática tão importante como o relacionamento abusivo, não senti vibe de fazer a leitura, não é um gênero que eu aprecie...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, rudo bem?
      Fico feliz que gostou da resenha.
      Melhor que ler um livro e aprender como ele né.
      Bjs

      Excluir
  11. Oie!

    Não conhecia essa obra, mas amei a capa! Simplesmente linda, sobre a história em si, não desperta minha curiosidade, mas gostei bastante da proposta da autora, principalmente por tratar de um assunto bem complicado, como relacionamentos abusivos, espero em algum momento por curiosidade realizar a leitura da obra!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay, tudo bem?
      Realmente um tema bem delicado mas necessário fambem né? A forma que é retratado me fez entender o porquê as vezes as pessoas ficam nesses relacionamento.
      Bjs

      Excluir
  12. Estou com esse livro na minha lista de leituras para esse ano, e estou bem empolgada com a leitura. Para uma primeira resenha ficou ótima, continue assim !!! <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ritchelly ♥️ leia e depois me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  13. Não ia ler este livro, achei que era mais do mesmo. Até ver sua resenha, mudou minha visão quanto ao livro e agora vou ser obrigada a colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tudo bem?
      Realmente esse livro é tudo, menos clichê.
      Depois me conta o que achou
      Bjs

      Excluir
  14. Oi, Carol! Não conhecia o livro, então ler a sua resenha foi super bacana! Me parece ser uma história super envolvente e que nos traz reflexões... Com certeza, anotei a dica! Beijão! Parabéns pela primeira resenha, eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara, tudo bem?
      Super reflexivo mesmo.
      Obrigada pelo feedback ♥️
      Bjs

      Excluir
  15. Oiee Carol ^^
    Acho que eu já conhecia esse livro de algum lugar, devo ter visto a capa ou lido alguma resenha dele antes da sua. Fiquei muito feliz ao ver que gostou porque senti aquele comichãozinho de curiosidade ao ler a sinopse...haha' precisamos de livros assim, né? Que nos tocam e nos fazem perceber que a vida não se resume a trabalhar ou ficar almejando o sucesso, e sim a ser feliz e aproveitar as pequenas coisas. Estou doida para conhecer a dona Josefa, a Natalia e a Vanessa.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, tudo bem?
      Sim, livros que nos agregam algo sao os melhores ♥️
      Ah tem o Raj também ele é maravilhoso demais.
      Bjs

      Excluir
  16. Olá!
    Uma ótima primeira resenha!! Não conhecia o livro, mas já gostei da proposta e a capa é um espetáculo à parte. Fiquei curiosa pra conhecer mais um pouco do livro.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nizete, tudo bem?
      Ah tô emocionada com esses feedbacks ♥️
      Leia e depois me conta o que achou.
      Bjs

      Excluir
  17. Oie, tudo bem?!?! Nossa já adorei o livro na sinopse e sua resenha me encantou.
    Realmente o travalho vai nos sugando de tal forma que quando nos damos conta só vivemos para trabalho.
    Realmente precisamos focar no que realmente importa, e o trabalho e o sucesso nem sempre são os mais importantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anastácia, tô bem e você?
      Ah fico muito feliz que minha resenha te encantou.
      Sim, focar no que nos faz feliz em primeiro lugar e principalmente ter equilíbrio de tudo.
      Bjs 😘

      Excluir
  18. Oi Carol.

    Acho o tema do livro muito interessante e sua resenha foi uma surpresa muito boa porque não conhecia o livro. Vou anotar sua dica para adquirir o livro e ter a oportunidade de conhecer melhor a história. Fiquei bem curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, tudo bem?
      Surpresa boa?? Ahh que bom ♥️
      Leia e converse comigo depois.
      Bjs

      Excluir
  19. Uma história que deve trazer vários ensinamentos. Fiquei com vontade de ler.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?
      Ahh leia e vamos conversar, aprendi muito sobre eu mesma lendo esse livro ♥️
      Bjs

      Excluir
  20. Oi Carol, tudo bem?
    Parabéns pela primeira resenha!! E muito sucesso nas próximas!!

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e confesso que ele não me prendeu 100%
    Parece ter uma ótima mensagem sim, um livro sobre superação. Mas não me chamou muita atenção :/ Devo dizer que, embora eu leia o livro um dia, não posso colocá-lo na minha lista agora...
    Mas obrigada pela indicação!!

    Bjs, Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Abby, tudo bem?
      Espero que outras resenhas do blog te tragam livros com a temática que prefere ler.
      Bjs 😘

      Excluir
  21. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, nem a autora, mas pela sua resenha fiquei bem curiosa com o que esperar do enredo. Parece ótimos os temas abordados, e de importância, por isso vou deixar aqui como dica anotada. Espero me surpreender! Ótima resenha aliás :))
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Ah espero que você se surpreenda mesmo, depois me conta o que achou.
      Bjs 😘

      Excluir
  22. Parabéns pela resenha!
    Já começou com uma ótima leitura hein? Que bom!
    Não conhecia a obra, mas adorei a sua dica!
    Vou anotar!

    Parabéns e obrigado pela dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol!
    Nem parece que é sua primeira resenha, parabéns!
    Gostei muito do enredo do livro, acho que estou precisando ler algo assim para ver se me desapego um pouco do trabalho e me pego mais nos meus livrinhos. A vida já nos cobra tanto, acho que eu estamos precisando desse tipo de livro para aprender a viver mais leve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Adorei a proposta do livro! Ainda não o conhecia, mas já adicionei na minha listinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá...
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas, adorei seus comentários sobre a obra! Achei a premissa muito legal e pelos seus comentários a obra possui vários elementos que me atraem em uma leitura... Espero poder ler em breve <3
    Valeu pela dica!
    Bjo

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Carol, quase um ano da sua publicação estou lendo esse livro e estou na parte da viagem a Arraial. Livro delicioso nem vejo as horas passarem degustando desta Bela história ou melhor lição de vida, enxergar coisas que realmente merecem ser enxergadas faz todo o sentido agora...como deve ser melhor leitora que eu me indique o próximo livro?... obrigado e excelente semana...

    ResponderExcluir